terça-feira, 14 de setembro de 2010

Justiça eleitoral.

Ta ai uma parte do serviço público que (eu pelo menos) não posso reclamar.
Fui retirar uma segunda via do meu título de eleitor e se falar que demorei mais que 15 minutos seria mentira, e isso pra sair com o novo documento impresso em mãos.

O que me leva a pensar: isso é pra ajudar a nós ou a eles? Quando digo eles me refiro aos protagonistas da grande festa da democracia. Porque para tirar um título de eleitor o processo é tão simples quanto comprar uma mariola e tão rápido quanto um chevette turbo e quando se vai utilizar os outros inúmeros serviços públicos a demora e burocracia parecem infinitas?



Acredito que seja pelo mesmo motivo de poder votar com 16 anos. Dirigir, beber, fumar e ver show de moças da vida só com 18, agora decidir quem vai governar o país, ai qualquer praticamente qualquer um pode. Eu mesmo lembro que nos meus 16 anos eu não sabia nada de política (o que não significa que saiba alguma coisa hoje), eu queria saber mesmo de ensaiar com a minha banda fazer churrasco e jogar truco. Porém quanto mais votos melhor.

Este fato, e a obrigação de votar ajuda partidos corruptos a conseguirem votos de gente despreparada de todas as maneiras para a escolha de um governante. Pessoas que na maior de suas necessidades vendem voto por qualquer coisa. Na minha opinião, tornar o voto facultativo seria primordial para mudar a cara das coisas por aqui.

Vale lembrar, você que já renovou ou foi tirar sua habilitação, lembra que é necessário apresentar documentos para provar o número dos documentos que estão impressos na sua própria carteira de habilitação? Ou seja, a burocracia é tanta que eles não podem utilizar os dados de um documento emitido por eles para renova-lo por outro idêntico. Isso sem falar na fila pra pagar o boleto, tirar a foto, assinar e devolver o protocolo. Chega a ser engraçado.


Links joiados

0 comentários:

Postar um comentário